INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA, SEM FRONTEIRAS!

EMPRESA FAMILIAR, LIDERANÇA EINTELIGÊNCIA EMOCIONAL,

UMA VISÃO TÉCNICA ARTICULADA: PSICOLOGIA SISTÊMICA, PSIC. POSITIVA E E.M.D.R.

 

Apoiar o desenvolvimento de pessoas mobiliza-me e mesmo depois de uma longa jornada na empresa pública e privada, venho mergulhando aos poucos e profundamente na psicologia, em intervenções junto a pessoas danificadas por catástrofes naturais, voluntariamente em casos de vulnerabilidade social e há poucos anos em vivência clínica em consultório.

Nesse período começaram a surgir convites para desenvolver “algo interessante para o dia das mulheres”, “curso para desenvolver a equipe de educadores”, até que surge o pedido para desenvolver um curso de “Inteligência Emocional para Gestores”.

Assim nasceu o “relato da experiência levada à IX Jornada Paulista de Terapia Familiar da APTF (jun.17)”. Desenvolvida na empresa em que atuei por 17 anos – instigou os ouvintes à abertura de fronteiras para uma intervenção terapêutica, pois ao levar conhecimentos e ao iniciar os seus cuidados, alerta os participantes para a busca da ajuda psicológica que necessitam.

Todos aqueles que cuidam de pessoas, quer sejam médicos, enfermeiros, agentes de saúde, psicólogos, terapeutas, entre outros, precisam a priori serem cuidados para que estejam em condições de prestar um bom atendimento. Da mesma forma que gestores, líderes, supervisores devem ser cuidados psicologicamente, como parte do seu preparo para uma boa atuação. No geral, ensinam técnicas de gestão – o que se mostra insuficiente.

O curso, numa abordagem que privilegia o SER em detrimento do FAZER. Disponibiliza a oportunidade de um breve mergulho no mundo intrapsíquico para o ganho de equilíbrio diante dos desafios da função. Com a premissa de que “a distância que mantemos do outro é diretamente proporcional a que temos de nós mesmos”, convida a sermos agentes da ideia e a semeá-la onde houver campo fértil.

A experiência deixou-me com um gostinho de gratidão pela oportunidade de sintetizar e aplicar um pouco do que tenho aprendido da abordagem sistêmica e do EMDR, da neurociência, da psicologia positiva, e ainda por cima, invadiu-me um enorme sentimento de satisfação, que me fez concluir que tudo valeu a pena.

 

A pedido, os slides e vídeos comentados na apresentação estão sendo disponibilizados AQUI

 

Uma semente para que intervenções dessa natureza continuem sendo adotadas –  

Sem fronteiras!

 

Author Info

Sueli Garcia Carpinelli

Sueli Garcia Carpinelli

Terapeuta Sociodramático-Construtivista de Famílias, Casais e Grupos, Especialista em Tratamento de Traumas e Coach de Relacionamento.

No Comments

Post a Comment