Trauma Psicológico – O EMDR é um recurso para a cura

Fonte Imagem: http://www.hipnologo.com/blog/como-superar-traumas-com-ajuda-da-hipnose.html

 

Há vários tipos de traumas emocionais na história da humanidade, os mais visíveis são os ligados a catástrofes naturais ou provocadas, tais como: tornado, terremotos, tsunami, chacinas, incêndios e outros desta ordem. Porém, hoje as pesquisas mostram que o ser humano ao longo da vida, poderá ficar traumatizado com experiências, aparentemente de menor impacto, como: humilhações (bulling), violências intrafamiliares, perdas financeiras por crises econômicas , divórcios, infidelidade, etc. e que também causam sofrimento.

Felizmente temos inúmeros mecanismos de defesa, de forma que ao viver estas situações não necessariamente significa que ficarão traumatizados, pois cada ser humano tem particularidades em sua estrutura psicológica, e com isso, o que traumatiza uma pessoa, não necessariamente irá traumatizar a outra.

Quando as pessoas vivem situações traumatogenicas por ser o resultado de um evento não desejado e incomum, elas poderão ter vários sintomas, entre eles pesadelos, insônias, irritabilidade, falta ou excesso de apetite, medos generalizados e presentificam emoções, pensamentos e sensações físicas de situações do passado no presente.

Além dos sintomas, o trauma quando não tratado pode resultar em várias comorbidades – as chamadas doenças psicossomáticas. Ou seja, problemas psicológicos transformam-se em doenças físicas, sendo exemplos: fibromialgia, cefaléias, pressão alta, os transtornos de ansiedade, entre eles a fobia e transtorno de pânico e o abuso de substancias (álcool e drogas).

Sintomas e doenças podem ser tratados pela Psicotraumatologia, que incluí o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), que em português quer dizer dessensibilização e reprocessamento por meio de movimentos oculares. Essa abordagem psicoterapeutica desenvolvida nos EUA no final dos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro está sendo utilizada com sucesso para a cura das doenças advindas das experiências emocionalmente traumáticas. Quanto mais precocemente uma pessoa traumatizada for tratada, melhor será sua capacidade de recuperação, e a sua qualidade de vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Como posso ajudar?
Como posso ajudar?