Coaching – Um potente processo de desenvolvimento humano!

Fonte Imagem: http://www.ibepp.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Life-coaching-coaching-vida.jpg

Atualmente, o Coaching é considerado a melhor e mais eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana, além de ser a carreira que mais se desenvolve no mundo. O Coaching pode ser reconhecido como um processo, método, disciplina e/ou filosofia, que emprega conceitos, ferramentas e técnicas de diversas ciências, visando – num processo estimulante e criativo – inspirar e maximizar o potencial pessoal e profissional dos clientes.

O processo de Coaching tem como principal objetivo acelerar e potencializar o alcance de resultados e aproximar a situação desejada da situação atual dos clientes, no menor espaço de tempo possível, além de contribuir para o bem-estar e o sucesso das pessoas.

Formulado a partir de diversas ciências (psicologia, filosofia, teologia, neurociência, administração de empresas, sociologia, recursos humanos) o Coaching visa a encontrar soluções e a atingir metas previamente estabelecidas nos âmbitos profissional, pessoal, de relacionamentos e/ou de qualidade de vida.

A teoria básica das raízes e do surgimento do Coaching está na tese de doutorado de Wikki G. Brock, Maui, 2008: “Coaching é um campo emergente, dinâmico, complexo e em evolução. Este trabalho é disponibilizado como uma contribuição para a continuidade da evolução do Coaching como uma profissão e um movimento social”, ela menciona no final de sua tese de doutorado.

Dentre os resultados a serem alcançados para um processo de Coaching, podem ser destacados:

* Felicidade e realização ao conquistar os objetivos almejados, e  consequente, satisfação pessoal e profissional.

* Qualidade de vida, podendo ser: aumento do equilíbrio e da harmonia interior; melhor uso qualitativo do tempo; equilíbrio entre as áreas pessoal, profissional, social e familiar; aumento de congruência interna e externa.

* Saúde pelo conhecimento e controle das fontes estressoras externas e internas – aquelas criadas a partir do modo de ser e agir, que tem como pano de fundo as crenças e valores.

* Relacionamentos mais saudáveis e comunicação interpessoal mais eficaz, com o aprimoramento das habilidades necessárias para resolução de conflitos, dúvidas e problemas.

* Autoconhecimento, com o aumento da auto-percepção e do conhecimento de si mesmo; elevação da autoestima e da autoconfiança; ou ainda aumento da responsabilidade pessoal pela mudança e da auto-liderança.

* Prosperidade, com melhoria dos resultados financeiros; relação mais próspera e produtiva com os recursos financeiros; ampliação da percepção em níveis mais elevados para considerar-se merecedor de receber as boas coisas do mundo e das pessoas, além de saber compartilhar com as pessoas e o universo.

* Planejamento, com a elevação da capacidade de administrar eficazmente o tempo; elevação do foco e da capacidade de estabelecer objetivos e identificar e implementar as ações necessárias para atingi-los; mais motivação, organização e autodisciplina para seguir o planejamento; alinhamento de missão, valores e crenças.

Ao Coach cabe apoio e suporte, sigilo e não julgamento, confiabilidade, comprometimento com o cliente, competência para atuar bem e responsabilidade por sua atuação. Com fundamento no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o Coach atua como um “olho externo” para seu cliente, apoiando-o em seu autoconhecimento por meio de um ângulo novo de visão. Por isso, sua grande contribuição ao longo do processo é formular boas perguntas, para despertar descobertas relevantes ao longo do processo.

Perguntar é uma das habilidades mais importantes, tanto que é descrita como a arte de perguntar, pois, a partir de perguntas poderosas é que se exploram novas opções e oportunidades; desafiam crenças limitantes; identificam e superam bloqueios; definem objetivos e planos de ação, entre outros.

A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo. As sessões levam em média de 1h30 a 2h30 de duração e preferencialmente são presenciais, pois facilita o “estado de flow”, que transcende os aspectos técnicos, é um campo energético que envolve o Coach e o cliente (Coachee), que cria a atmosfera propícia a uma interação de fato transformadora – quase mágica –  que facilita acessar, interligar e aplicar todo o conteúdo de memórias úteis armazenadas por ambos em prol do alcance dos objetivos traçados.

Os resultados do processo devem ser o mais tangíveis possível para que sejam percebidos pelo próprio cliente, e ainda, por pessoas que fazem parte do círculo de convivência dele.

O Coaching de Vida, também chamado Personal Life Coaching,  é um grande aliado para alavancar o desenvolvimento pessoal,  o que muito além  de modificar comportamentos e resultados,  facilita o despertar para uma vida com significado e propósitos – o que envolve uma nova dinâmica na forma de viver todos os papéis sociais, o que inclui o profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Como posso ajudar?
Como posso ajudar?